A internet transformou a maneira como compramos, nos comunicamos e até como nos movemos: os aplicativos de mobilidade urbana têm facilitado a vida. Seja nas capitais, seja nas cidades pequenas, em todo canto surge uma alternativa ao transporte público, que oferece segurança e personalidade por um baixo custo.
A Ecglobal trouxe um relatório de campanha sobre os aplicativos de Mobilidade Urbana. Esteja atento para conhecer cada uma das opções e decida qual é a sua melhor alternativa para se locomover.
Os dados da amostragem foram coletados de 15 de julho a 03 de agosto de 2021.
A pesquisa contou com 1.001 respondentes, na sua maioria (59,94%) do sexo feminino, contendo a faixa etária de 25 a 54 anos.
A maioria dos participantes da pesquisa residem em, respectivamente, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.
65% dos participantes possuem veículo próprio, mas não trabalham como motorista de aplicativo (100%). Utilizam o serviço de mobilidade urbana disponibilizado (100%).
As marcas citadas quando se pensa em aplicativos de mobilidade urbana, segundo os participantes foram: Uber (732) e 99 (160).
Os participantes elegeram o Top 5 de aplicativos instalados no smartphone para mobilidade urbana, respectivamente: Uber (93%), 99 (62%), Cabify (10%), Easy Táxi (7%) e Blablacar (6%).
A Uber foi eleita a marca mais citada pelos participantes com 83% de indicações.
Ao serem questionados de um aplicativo que era referência para mobilidade urbana, a Uber foi contemplada.
89% dos respondentes afirmam utilizar os aplicativos de mobilidade urbana durante a pandemia.
Em relação aos preços, a Uber possui a maior taxa de tarifa com 411 menções, seguida da 99 com 194 menções.
Sobre a frequência de uso dos Apps, os entrevistados na sua maioria utilizam eventualmente (41%).
Questionados o nível de importância dos aplicativos para a mobilidade urbana, 47% consideram muito importante e 42% importante.
81% dos participantes consideram que os protocolos regidos são suficientes para evitar a contaminação do Covid-19 nas viagens.
77% afirmam que os recursos disponibilizados são suficientes para a segurança durante as viagens.
Vale destacar as principais sugestões de melhoria para o serviço são:
- Para os motoristas: óculos de proteção, isolamento de acrílico, álcool em gel, não cancelar corridas de pois de aceitar e não escolher passageiros (dificuldade em conseguir carros quando estão com compras de supermercado).
- Para o aplicativo: treinamento, verificação com câmera, uso de máscara obrigatório, investir e fornecer materiais aos motoristas, preço mais acessível e carros adaptados para deficientes;
Na pesquisa podemos destacar que 100% dos entrevistados utilizam os aplicativos de mobilidade urbana.
A Uber foi eleita como a marca mais utilizada e como referência por 100% dos participantes.
Em relação a segurança nas viagens, 77% acreditam que os recursos implantados atendem ao quesito.
E você o que achou da pesquisa? Qual melhoria sugeria para os aplicativos de mobilidade urbana?
Este é apenas um dos temas que abordamos na ecglobal.com. Se você ainda não faz parte dessa rede, aproveita e se inscreve aqui: www.ecglobal.com