Em 15 de Julho foi comemorado o Dia do Homem, data criada com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), com o intuito de conscientizar as pessoas sobre os cuidados da saúde e igualdade de gênero masculino.
Para este dia, a Ecglobal realizou uma pesquisa para entender a perspectiva do mercado masculino na visão do consumidor. Os dados desta pesquisa foram coletados de 07 a 30 de julho.
Os dados coletados da amostra indicam que 100% dos participantes são do sexo masculino e variam de 35 a 54 anos.
Os principais respondentes da pesquisa se localizam, respectivamente, em: São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.
A pesquisa foi realizada apenas com o público do sexo masculino, composto por 63% casados (incluindo união estável), 29% solteiros, 7% divorciados e 12% viúvos.
Ao serem questionados se as marcas investiam da mesma forma na conquista do consumidor, independente do gênero, 66% disseram sim, enquanto 34% afirmam que não investem.
Para o público, os setores que mais investem para o sexo masculino são: bebidas alcoólicas (75%), veículos (75%) e esportes (67%).
Quem optou por “outra” opção citou Perfumes e Educação.
Ao serem questionados quais setores gostariam que houvesse mais investimentos, tivemos menções em destaque para moda (100), cosméticos (81) e saúde (78).
Sobre a representação nas propagandas, predominou uma divisão na resposta, considerando que 51% respondeu sim contra 49%.
Além disso, perguntamos quais marcas o sexo masculino se sentia representado, em destaque para: Nike (88), O Boticário (44) e Natura (44).
Os participantes também elegeram o Top 5 de marcas referências, tais como: Nike (88), Adidas (52), Gillette (57), Natura (25), O Boticário (25).
A respeito do processo de comunicação das marcas, 46% afirma que recebem bem, enquanto 54% rebatem que não.
Os participantes preferem receber a comunicação dessas empresas por E-mail (51%) e Redes sociais (25%).
Em comemoração ao Dia do Homem, 68% dos participantes afirmam não encontrar promoções no mercado consumidor.
E as marcas que são lembradas quando se refere a ações publicitárias para o público masculino são, respectivamente, O Boticário, Natura e Nike.
Na pesquisa, podemos destacar que as marcas investem da mesma forma na conquista do consumidor, independente do gênero.
Os setores que mais investem no mercado masculino continuam sendo: bebidas alcoólicas, veículos e esportes e onde eles mais gostariam de ver investimento são moda e cosméticos.
Segundo os participantes infelizmente existe uma dificuldade em encontrar promoções para o Dia do Homem. O que sugere uma oportunidade para o comércio explorar.
E você o que achou da pesquisa? Como acha que anda o mercado masculino? Comente!
Este é apenas um dos temas que abordamos na ecglobal.com. Se você ainda não faz parte dessa rede, aproveita e se inscreve aqui: www.ecglobal.com