O ano mal chegou no final do primeiro semestre e tanta coisa já aconteceu. Os primeiros 5 meses de 2020 já entraram para história da humanidade, por causa de uma única palavra que tem um efeito imenso para o ser humano: Covid-19.
Identificado no final de 2019, o novo Coronavírus, foi encontrado na cidade de Wuhan, na China. Até o fechamento desta matéria, a nova mutação do Coronavírus, atingiu 4.2 milhões de pessoas ao redor do globo, somando mais de 290 mil mortes desde o final do ano passado.
Com a chegada do vírus asiático no continente americano, a rotina dos latinos foi alterada. O Brasil, assim como os demais países do continente, entraram há 2 meses em uma quarentena sem previsão exata de retorno e este isolamento social gerou algumas mudanças de comportamentos que poderão ser observadas na última pesquisa da ecglobal.com.
Novos hábitos
Para 79% dos brasileiros que participaram do estudo, a vida pós-pandemia será diferente do que todos estavam acostumados. Para esses participantes, novos hábitos da época do Coronavírus serão incorporados no dia a dia. São eles:

Mudanças que os entrevistados pontuaram que poderá acontecer no pós-pandemia. II Reprodução: ecglobal.com
Ainda de acordo com a pesquisa, os brasileiros parecem positivos com a diminuição dos gases poluentes; já que 43% deles afirmaram que esperam que o meio ambiente esteja mais saudável devido a diminuição da poluição mundial.
Fato que já está sendo comprovado pelas ciências biológicas. Conforme o Conselho Central de Controle de Poluição da Índia (CPCB), ocorreu uma mudança significativa na qualidade do ar, que melhorou cerca de 33% entre os dias 16 e 27 de março. Antes da quarentena, poluição do ar na Índia estava 5 vezes acima dos níveis considerados seguros pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Himalaia consegue ser visto pela primeira vez em 30 anos da Índia. II Reprodução: Twitter.
Saúde Mental
Não está fácil para ninguém, entretanto os brasileiros tentam manter o otimismo: dos 5 estados de espírito avaliados, tranquilidade e racionalidade, que nessa situação foi avaliado como “manter o controle”, são os mais citados pela população.
Percebe-se que há uma inclinação de esperança maior vindo do público mais velho, acima de 45 anos, do qual aproximadamente 40% votou na opção “Estou tranquilo, tudo vai passar”.
Em contrapartida, a audiência jovem de 18 a 34 anos afirma estar tentando manter o controle. Apenas 11% dos entrevistados alegam estarem angustiados com a situação, outros 6% apontam estarem chateados e uma parcela de 15% indica estar confiante que a situação da Covid-19 é somente um momento ruim.
De modo geral, 80% da população brasileira apresenta receio de contrair o vírus, entretanto nota-se uma preocupação maior vindo do público feminino. O resultado da pesquisa apontou que 83% das mulheres estão mais preocupadas em pegar a Covid-19 contra 75% dos homens.
Novos Rumos
A verdade é que o novo Coronavírus é um assunto muito sério e que ainda gerará novos desdobramentos. Por isso, a ecglobal.com continua intensamente procurando saber mais do comportamento das pessoas a respeito dessa pandemia, afinal de contas, todo o comportamento de uma sociedade impacta no desenvolvimento da economia. A próxima etapa da pesquisa será voltada ao consumo nos tempos da pandemia.
Baixe este estudo completo, aqui: