92% dos brasileiros esperam que suas empresas ou marcas favoritas estejam envolvidas em projetos e ações sociais

Em tempos em que o mundo passa por uma pandemia, e todos tem que reformular sua forma de viver, trabalhar e se comunicar com as pessoas, empresas e marcas tiveram que criar novas alternativas para vender e se mostrar para seu público, colocando em prática o que defendem na teoria.

 

Com o aumento dos casos da Covid-19, inúmeras corporações se movimentaram de diversas formas, usaram a força de suas marcas, repensaram até mesmo as suas produções e fomentaram diversas doações, campanhas e ações no combate deste vírus altamente contagioso. E é claro, os consumidores estão ativamente presentes, observando o comportamento de todas as marcas, sobretudo, as que se destacaram positivamente.

 

Em uma pesquisa realizada na rede ecglobal.com, entre os dias 28 de maio a 05 de junho de 2020 que contou com 1.000 respostas das cinco regiões do Brasil, aponta que 92% das pessoas esperam que suas empresas/marcas favoritas estejam envolvidas em projetos e ações sociais.

 

Dentre as possíveis ações que desejam das empresas, 33% dos usuários querem que as mesmas abaixem os preços de seus produtos devido a pandemia. Outros 29% preferem que as marcas façam doações à organizações públicas.

Ações que os consumidores esperam de suas marcas favoritas

Ações que os consumidores esperam de suas marcas favoritas II Reprodução: rede ecglobal.com

 

 

Projetos e práticas de algumas empresas

 

Dentre algumas ações de destaque durante a pandemia, o banco Itaú chegou a doar R$ 1 bilhão no combate ao novo Coronavírus. Houve também a campanha “NÓS”, onde as grandes marcas da Ambev, Aurora Alimentos, BRF, Coca-Cola Brasil, Grupo Heineken, Mondelez International, Nestlé e PepsiCo, se uniram para investir em mais de R$ 370 milhões e ajudar em torno de 300 mil pequenos comércios em todo o Brasil, que estão passando por dificuldades nas vendas.

 

Esses tipos de ações e projetos sociais das marcas, acabaram sendo notados pelos consumidores, já que, de forma geral, as mesmas tiveram uma boa avaliação do público durante a pandemia do novo coronavírus.

 

Consumidores avaliam o desempenho das marcas durante a pandemia

Consumidores avaliam o desempenho das marcas durante a pandemia II Reprodução: rede ecglobal.com

 

Das medidas realizadas pelas empresas durante a pandemia, as mais valorizadas pelos usuários foram:

 

  • Doações e ações sociais 
  • Medidas de higienização nas lojas 
  • Desenvolvimento de proteções contra o coronavírus

 

Importância de ações sociais e o canal que elas circulam

 

Além de ser fundamental o empenho das marcas e empresas em ajudar o próximo durante a quarentena, a prática colhe bons frutos na visão dos consumidores. Para mais de 80% dos usuários, as ações das marcas têm influência em suas futuras decisões de compras.

 

Combinar essa boa prática e veicular as mesmas através do meio digital, acaba por ser uma boa opção das instituições, afinal de contas, com o isolamento social as pessoas procuram estar mais conectadas e ativas nas redes sociais. No estudo, 70% dos participantes alegam seguir alguma marca em suas redes sociais.

 

Apesar de muito popular, a televisão continua sendo o principal meio por onde as pessoas tiveram acesso a publicidade de marcas e empresas durante a pandemia.

 

Canais por onde as pessoas têm acesso a publicidade

Canais por onde as pessoas têm acesso a publicidade II Reprodução: rede ecglobal.com

 

Essa pesquisa fez parte de uma série de atividades que complementam a campanha sobre a Covid-19 que aconteceu no mês de abril e maio na rede ecglobal.com, tendo como principal objetivo coletar o máximo de dados possíveis a respeito do comportamento das pessoas durante o período de isolamento social. Confira algumas matérias já publicadas aqui sobre essa campanha:

 

Quer fazer parte da maior rede de pesquisas da América Latina? É muito fácil, faça seu cadastro na rede ecglobal.com e participe das pesquisas, atividades e interaja com outros usuários a respeito do mercado de consumo. Além disso, você ganhará pontos, dos quais poderá acumular para trocar por vale-presentes em nossa loja virtual.