Dia do esportista: O esporte no Brasil em 2020

Mesmo com restrições causadas pelo pandemia em 2020, atletas e praticantes de atividade física conseguiram dar um jeito para continuar se mantendo em forma ou cuidar da saúde. Não somente encontraram uma solução como também aumentaram o número de pessoas fazendo algum tipo de exercício.

A eCGlobal, coletou dados sobre o comportamento das pessoas em relação a atividades físicas e práticas esportivas, além de saber se as pessoas se sentem seguras para praticar. A pesquisa teve participação de 1004 pessoas de todo o país.

De maneira geral os participantes se avaliam como pessoas ativas, 54% porque caminham algumas vezes durante a semana e 27% porque praticam algum esporte. Todos os participantes afirmaram querer se manter em movimento.

80% das pessoas consideram muito importante se exercitar, talvez em função desse entendimento tivemos um aumento entre os praticantes.

E 91% diz gostar de esportes.

 

 

O futebol com 35%, corrida 34%, natação com 27% e vôlei 26% são os esportes mais escolhidos para praticar.

Para aqueles 33% que responderam outros, destacamos: Musculação, Ciclismo, Caminhadas, Academia, Funcional e Dança.

35,96% das pessoas afirmam ter uma maior regularidade esportiva, praticando 3 vezes ou mais.

28,88% afirmam praticar apenas 1 vez/semana.

26,39% afirmam praticas 2 vezes/semana.

54,59% dos participantes fazem esportes que podem ser praticados sozinho.

71,62% se sentem seguros em praticar esportes na pandemia.

A academia é o lugar em que 57,77% das pessoas gostam de ir e 51,03% afirmaram que frequentam 03 ou mais vezes/semana; 25,17% afirmaram ir apenas 01 vez/semana; 23,79% afirmaram ir 02 vezes/ semana.

 

Com o retorno das academias, 53,97% já voltaram a frequentar a academia.

Com o retorno das academias foram inseridos protocolos de segurança para evitar a contaminação. Mesmo com restrições causadas pela pandemia em 2020, atletas e praticantes de atividade física conseguiram dar um jeito para continuar se mantendo em forma ou cuidar da saúde. Não somente encontraram uma solução como também aumentaram o número de pessoas fazendo algum tipo de exercício.

 

56,46% dos participantes dizem não acompanhar nenhum aplicativo para realização dos exercícios, mas 51% usam canis online para tal.

 

O primeiro item que vem à cabeça das pessoas ao pensar em atividade física com mais citações é o tênis. Em segundo lugar a bicicleta. Em terceiro, a bola.

 

 

A marca mais lembrada quando se fala sobre se exercitar é Puma, seguida por Mizuno e Olympikus.

 

 

A loja preferida para comprar os itens foi a Netshoes com 411 indicações seguido pela Centauro com 187.

 

 

 

Para quem indicou outros, as opções foram Adidas, Puma, Olympikus e Shopping.

57,67% das pessoas afirmaram comprar roupas especificas para praticar

Sendo Netshoes (180), Centauro (82) e C&A (80), as lojas favoritas para comprar roupas especificas

69,72% das pessoas não possui smartwatch / pulseira inteligente.

Para os 30,28% que possui, as marcas mais citadas foram Samsung (119 votos), Xiaomi (51 votos), Apple (33 votos) e Mi band (21 votos).

Para quem indicou outros, temos DZ9, TW900, Motorola e Gear.

Apesar da maioria não utilizar nenhum dispositivo para acompanhar o desenvolvimento, os entrevistados todos se mantem ativos na prática de esportes. E com todo o cenário da pandemia, ainda assim mais de 70% das pessoas se sentem seguras para praticar atividade física. Além de 54% já terem voltado a frequentar as academias.

Você pratica atividade física? O que achou do resultado da pesquisa? Comente!