Como está o seu calendário de viagens?

Em 13 de Junho foi comemorado o dia do Turista. Embora os últimos acontecimentos nos distanciem dos destinos turísticos, esta data foi criada para homenagear aqueles que gostam de se aventurar, explorar e se encantar com os destinos. 

Pensando neste dia, a eCGlobal realizou uma pesquisa para se aprofundar nas preferências das pessoas no turismo. A pesquisa contou com a participação de 1001 pessoas de todas as regiões do país e mais da metade do seu púbico foi feminino.  

Os dados coletados na pesquisa indicam que 100% dos participantes viajam a lazer e para divertimento. 54% escolhem viajar 1 ou 2 vezes por ano. 

 Em datas festivas ou não, 29% afirmam que não possuem época para realizar uma viagem.

   

 

Em relação ao planejamento da viagem, 79% afirmam que se planejam com antecedência para aproveitar os melhores preços e não gastar muito. Por outro lado, 10% decidem de última hora. 

  

 

Com 82%, a família foi apontada como a principal companhia para viagens. Apenas 4% utilizam milhas para compras de passagens, 49% escolhem utilizar alguma forma de parcelamento.

A consulta por pacotes de viagens feita em lojas físicas e em agências são preferência de 61% dos participantes. 

Os principais sites de agências procurados são: CVC (62%), Decolar.com (52%) e Trivago (42%).

 

As empresas citadas como referência em preços e opções de pacotes de viagem, são respectivamente, CVC, Trivago e Decolar.com. 

  

Nos últimos 5 anos, 64% das pessoas responderam que realizaram viagens nacionais e apenas 3% internacionais. Na primeira opção, as pessoas passavam de 1 a 7 das no destino e na segunda, de 1 a 15 dias.  

Entre os destinos internacionais mais citados, podemos visualizar: Estados Unidos (48%), França (36%) e Portugal (33%). 

87% das pessoas experimentam conhecer as cidades turísticas do estado em que residem e os principais motivos apontados foram gostos pelas atrações e as oportunidades. 

 

Sobre o cenário pandêmico, 27% dos participantes afirmaram que viajarão assim que estiverem vacinados contra COVID-19 e o mesmo número afirmam que não tem programação para viajarem assim que tomarem a vacina. No cenário de segurança pós-vacina, 63% afirmam sentirem segurança para viajar. 

Diante do cenário, houve 135 menções de que só se sentiriam seguros para viajar em 2022, e para 2021, apenas 18 menções.

As pessoas esperam poder viajar em 2022 já estando vacinadas e se sentindo seguras para fazer turismo.  

E você o que achou da pesquisa? Pretende organizar uma viagem para 2022? Comente! 

Este é apenas um dos temas que abordamos na ecglobal.com. Se você ainda não faz parte dessa rede, aproveita e se inscreve aqui: www.ecglobal.com