[Pesquisa] Brasil x Argentina: legalização do aborto

Nos últimos anos, o feminismo ganhou força na opinião pública de diversos países como Brasil e principalmente Argentina. Marchas como “Nem uma a menos” mobilizaram massas de pessoas no centro das cidades mais importantes da Argentina, com o objetivo de exigir justiça às mulheres que perderam a vida devido à violência de gênero. 

A descriminalização do aborto: o debate público

O país recebeu 2018 com um novo debate: a legalização do aborto. O que é reivindicado? “Educação sexual para decidir, contraceptivos para não abortar, aborto legal, seguro e livre para não morrer.” No entanto, ao contrário de “Nem uma a menos”, esta questão dividiu fortemente a opinião pública em duas partes: aqueles a favor e aqueles que são contra a sanção da lei. Essa divisão levou a discussões e confrontos entre as duas posições em diversas áreas da vida cotidiana: no trabalho, nas universidades, nas ruas, a questão é debatida sem que seja possível chegar a um acordo. O mesmo acontece no poder legislativo, onde a lei foi aprovada pelos deputados com 129 votos a favor, 125 contra e uma abstenção. No entanto, o projeto ainda precisa ser aprovado pelo Senado.

Pesquisa sobre o aborto: os resultados

Pensando no tema aborto, realizamos uma pesquisa quantitativa estruturada, através de plataformas da eCGlobal, com 801 internautas brasileiros.

A favor da legalização:

De acordo com esta pesquisa, 48% dos que são a favor da legalização do aborto argumentam que a medida ajudaria a “Eliminar abortos clandestino e as mortes de mulheres que sofrem complicações derivadas do mesmo”, 34% afirmam que “É direito da pessoa grávida decidir sobre o que acontece dentro de seu corpo”, 30% defendem que “A ideia de que a maternidade deve ser desejada e não forçada”

Contra a legalização:

Agora, para aqueles que não são a favor, perguntamos qual poderia ser a penalidade pela interrupção da gravidez: 35% disseram que a penalidade deveria ser serviço comunitário, enquanto 34% responderam “Ir à prisão por vários anos” e apenas 14% “Receber uma multa”. Qual você acha que é a sentença apropriada para uma mulher que aborta?

O que as pessoas sabem sobre o aborto?

Além disso, quando perguntados se conheciam alguém que fez um aborto, 53% responderam positivamente, apesar do fato de a atividade no Brasil ser ilegal.

Por outro lado, em mais de 65 países do mundo, o aborto voluntário é legal no primeiro trimestre da gravidez.

O que você acha sobre esse assunto? Você acredita que mais cedo ou mais tarde a lei deve ser aprovada aqui no Brasil? Qual é a sua posição?

Levando em conta todas as deficiências do sistema público de saúde, o estado possui os recursos necessários para a implementação da lei?