Nessa quarentena o mercado empresarial se movimentou bastante para não perder suas vendas, além de ter feito ações memoráveis de solidariedade e conscientização no meio desta pandemia. Muitas empresas conseguiram o feito de marcar as pessoas se destacando das as demais de alguma forma.
Na última pesquisa feita pela rede ecglobal.com, entre os dias 01 e 08 de junho nas 5 regiões do país, 90% dos respondentes do levantamento alegam que sempre acompanharam as novidade do mercado de consumo. Boa parte deles aponta que o canal, por onde mais recebem essas notícias são as páginas das redes sociais de marcas e empresas, reforçando mais uma vez como é importante o mercado investir neste canal.
Para eles o setor bancário, higiênico e de delivery foram os mais promissores durante a pandemia.

Setores do mercado que mais se destacaram na pandemia II Reprodução: rede ecglobal.com
Para 100% dos participantes, a pandemia acabou trazendo destaque para algumas marcas do mercado. As mais lembradas pelos usuários foram:
- Itaú
- Ambev
- Magazine Luiza
- Nestlé
E-Commerce
Direcionando a pesquisa para assunto específicos, os e-commerces como Dafiti e Zattini, que comercializam roupas de várias marcas tiveram um maior destaque nesse setor. Algumas das marcas citadas pelos usuários também estão as lojas Renner, Riachuelo e o Mercado Livre.
No setor de lojas de departamento, a C&A foi a mais lembrada dentre os usuários, seguida pela Renner e Riachuelo. Apesar de não se encaixam nessa categoria, muitos respondentes lembraram também da Magazine Luiza e as Americanas.

Lojas de departamento que mais se destacaram na pandemia II Reprodução: ecglobal.com
E é claro, que um dos grandes destaques de venda e entrega durante os 90 dias de isolamento social foram os marketplaces. E finalmente, depois de tanto citada, a Magazine Luiza apareceu em segundo lugar como o marketplace predileto da pandemia.
Marketplaces mais lembrados da pandemia II Reprodução: rede ecglobal.com
Deliveries e entrega
E quando falamos de isolamento social, um dos serviços que brilhou nessa quarentena foram os deliveries, e é claro que entre eles teve uma marca que se destacou dentre as demais.
A empresa brasileira, iFood, recebeu a posição principal no pódio de vencedores. O app de entrega de comidas foi escolhido por 77% dos usuários como o grande destaque do setor. Logo em seguida, apareceu: UberEats, Rappi e o Pedidos Já.
O iFood está crescendo cada vez mais no país e na América Latina. Segundo dados divulgado pela empresa no ano passado a mesma conseguiu dobrar suas entregas em um período de 12 meses.

ifood cresce suas entregas em 116% no intervalo de um ano. II Divulgação: ifood
Supermercados
E é claro, que os serviços de entrega não se limitaram somente as comidas prontas. Buscando inovar no meio da pandemia e manter a ordem de restrições de saída às ruas, os supermercados nacionais começaram a fazer entregas de seus produtos via delivery. O serviço foi utilizado por 45% dos usuários que participaram da pesquisa.
As entregas feitas pelos mercados fizeram sucesso entre os participantes da pesquisa, já que 63% dos mesmos alegam que ainda vão continuar usando o serviço, mesmo após o fim da pandemia.
De acordo com os usuários, os mercados de bairro tiveram o maior destaque do setor durante a quarentena. Das grandes redes, apareceu o Carrefour em 2° lugar, Extra e Pão de Açúcar, em 3° e 4°, respectivamente.
Já as marcas de comida mais memoráveis foram:
- Kit Kat (Snacks doces)
- Elma Chips (Snacks salgados)
- Piracanjuba (Queijos)
- Sadia (Salame e Presento)
- Três Corações (Café)
- Coca-Cola (Suco e refrigerante)
- Ambev (Bebidas Alcóolicas)
Por fim, a Nestlé foi escolhida por mais de 50% dos participantes como a marca que teve mais presença no setor de alimentos.

Marcas do setor alimenticio que tiveram maior destaque na pandemia. II Reprodução: ecglobal.com
Quer participar de mais pesquisas como a apresentada acima? Você ainda ganha recompensas depois de responder às mesmas! Quer saber mais? Acesse ecglobal.com