Figuras emblemáticas, personalidades fortes, gêneros e ideologias diferentes. Pensou nisso tudo? Agora imagine 20 pessoas com essas mesmas características confinadas por mais de 90 dias juntas? Pois é, essa é a fórmula do Big Brother Brasil, desde sua estreia em janeiro de 2002.
O programa que já gerou edições memoráveis, como as de 2007, 2010 e 2018 contou com mais uma para ficar na história.
O BBB20 contou com um elemento X que não aconteceu nas edições anteriores e foi a chave de ouro para o sucesso desse ano: misturar influencers com pessoas anônimas na casa. Essa foi uma das características que mais fizeram com que o BBB20 se destacasse dentre as últimas 5 edições do programa.
A entrada de jovens famosos na internet chamou a atenção de inúmeras pessoas, que começaram a comentar, fazer memes e criar uma cadeia descomunal de engajamento nas redes sociais de acordo com tudo o que estava acontecendo na casa.
Segundo ponto, a trama do reality foi tão intensa que depois de um tempo não precisava nem ter as pessoas mais famosas na casa,como a Bianca Andrade (Boca Rosa), para que o programa tivesse audiência: ele já estava muito bem encaminhado de tretas, memes, piadas e discussões ideológicas sobre classes sociais, racismo e machismo.
Para os 48% dos usuários da rede ecglobal que assistiram o programa, mais de 15% deles afirmaram que começaram a assistir o reality devido a repercussão que o mesmo estava tendo nas redes sociais, comprovando o engajamento que foi abordado anteriormente. Além disso, outros 9,5% apontaram que despertarem interesse nessa edição por abordar temas sociais citados no parágrafo acima.
Ademais, 8% alegou que começou assistindo o programa por causa dos influencers e outros 17% informam que sempre acompanharam o Big Brother em todas as edições que aconteceram.
Mais de 20% das pessoas apontaram nas atividades da rede que não assistiram o Big Brother do início, mas sim depois da terceira semana, na metade do programa ou até mesmo na reta final.
Patrocinadores da edição
O BBB20 também foi palco de recorde de patrocínio: foram 24 anunciantes, 5 a mais do que a edição de 2019. Dentre as marcas que participaram do programa estão: Pic Pay, Burger King, Americanas, Usaflex, Unilever, Embelleze e a Samsung, sendo que a última entrou para o time de patrocinadores na reta final do reality tendo uma festa temática só para promover o novo Galaxy S20.
Mas, os usuários da rede eCGlobal lembraram mais da Fiat, quando abordado o assunto dos patrocinadores na rede. A empresa italiana de carros teve mais de 30 menções no meio de mais de 100 comentários. A segunda marca mais citada foi a Americanas, com 15 menções.
A Grande Final
O último episódio desta edição, considerada por muitos populares como a melhor de todos os tempos, foi ao ar nesta segunda-feira (27).
Por conta da pandemia do Covid-19, a final deste ano não contou com plateia, festa e nem os participantes presentes fisicamente no evento, para isso a produção convidou todos os ex-brothers e sisters à participarem da final via vídeo-conferência.
O resultado consagrou vitória para a médica paulista, Thelma Assis, que foi a escolhida pelo público para levar a bolada milionária para casa. Thelma foi a única integrante inscrita na edição que chegou a final junto as duas convidadas: Rafa Kalimann e Manu Gavassi, que ficaram com o segundo e terceiro lugar respectivamente.
Protagonista da edição
Apesar do prêmio final ter ficado para Thelma, os participantes da atividade apontaram que o protagonista da edição foi o ator carioca Babu Santana, com 33% dos votos.
Felipe Prior apareceu em terceiro lugar como o protagonista da edição com 16% dos votos, e a Manu Gavassi quase emparelhou o Brother, do qual ela eliminou na votação que bateu recorde mundial.

Protagonista do BBB20 segundo os usuários da rede eCGlobal II Reprodução: rede eCGlobal
Sim, isso mesmo. A vigésima temporada do programa teve ainda quebra de recorde mundial que entrou para o Guinness Book. O programa conseguiu o feito de a maior quantidade de votos públicos em programa de televisão, por conta do paredão protagonizado por Manu Gavassi, Mari Gonzalez e Felipe Prior que contou com mais de 1.5 bilhão de votos.
Agora que o programa acabou, resta esperar 2021 para saber quais serão as novidades que Boninho, produtor executivo do reality, irá trazer para seus telespectadores. Enquanto espera para a próxima temporada, entre em nossa rede e venha opinar sobre os mais diversos assuntos do mercado consumidor, incluindo a programação de realities no Brasil.