EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – NÍVEIS DE APRENDIZADO, ADAPTAÇÃO E VOLTA ÀS AULAS.

Foram quase dois anos em que milhares de crianças e adolescentes precisam se adaptar ao formato de aulas em EAD. O desafio foi grande para todos: pais, alunos, professores e instituições. A Ecglobal realizou um estudo com 1000 brasileiros, pais de filhos em idade escolar, com o objetivo de analisar esse cenário na visão deles, incluindo os níveis de aprendizado com a modalidade EAD e a volta às aulas presenciais. 

Segundo a percepção dos pais, a adaptação das crianças ao modelo EAD não foi nada fácil (34% se adaptaram pouco) e o rendimento das crianças também foi percebido um pouco menor que na modalidade presencial.  

 

Quais os impactos financeiros para os pais? 

Com a mudança repentina de realidade que foi trazida pela pandemia, 50% dos entrevistados sinalizaram que foi preciso investir em recursos para os filhos estudarem: 45% compraram notebook/computador, 45% celular e 42% adquiriram ou aumentaram o plano de internet.  

 

Professores também relataram dificuldades de adaptação 

Dos entrevistados que são professores, 48% relataram dificuldades de adaptação, especialmente com a tecnologia para ministrar as aulas, além da necessidade de adaptação do conteúdo para o ambiente digital. 

 

E a volta às aulas presenciais? 

Foi relatado que 67% dos filhos dos participantes já retornaram às aulas presenciais, enquanto 33% ainda permanecem com aulas a distância, o que é um número expressivo, considerando a possibilidade de voltar à rotina normal. 

 

As escolas estão preparadas para o retorno às aulas presenciais? 

Oitenta e oito porcento dos entrevistados afirmaram que as escolas oferecem protocolos contra a covid suficientes para a segurança dos seus filhos, ou seja, há uma boa percepção sobre o preparo das escolas para voltar a receber as crianças na modalidade presencial. 

A pesquisa foi realizada de 29 de setembro a 10 de outubro com 1000 brasileiros, pais de filhos em idade escolar, usuários da rede social de consumidores ecglobal.com. Para receber mais dados e outras informações sobre a pesquisa, entre em contato! 

Faça parte da rede social de consumidores ecglobal.com