DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO – COMPORTAMENTO & CONSUMO

O dia mundial da alimentação foi criado com o intuito de desenvolver uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação mundial. Por isso, a Ecglobal conduziu um estudo com 1000 brasileiros, para entender o comportamento e o consumo de itens específicos durante a pandemia. Esses dados foram coletados entre os dias 29/09 e 10 de outubro. 

Percebemos que a população está optando pelos produtos mais baratos (85%), pois de acordo com 57% dos participantes, os gastos com alimentação têm aumentado mensalmente. Para 62%, as compras mensais têm custado acima de R$300,00.  Mesmo neste cenário, 53% dos entrevistados afirmam que tentam manter a alimentação balanceada. 

Qual o impacto gerado para o setor de alimentação? 

De acordo com os dados, 54% dos consumidores sé mantem fiéis as marcas que costumam comprar. As marcas mais presentes na lista de compras dos participantes foram Nestlé com 203 citações, sendo seguida por Sadia e Omo. 

As três marcas que foram experimentadas pela primeira vez pelos participantes foram: Qualitá  (26), Seara (22) e Aurora (12 citações). 

 

Ocorreram grandes mudanças na hora de comprar? 

Atualmente, foi revelado que a lista do supermercado contém, além dos itens básicos, biscoitos, chocolates, carne, ovos, além de snacks e refrigerantes, como sinalizado por 46% dos participantes. Já a frequência da ida ao supermercado que predomina é a semanal.   

 

Sobre a lista de compras dos participantes: 

O leite é um dos alimentos mais consumido dentro dos lares. Levando em consideração o aumento dos valores gastos sinalizado nos gráficos anteriores, a pesquisa revelou que 85% dos participantes continuam consumindo leite. 74% optou por leite líquido de origem animal e 60% continuam comprando a mesma quantidade de sempre. 

Quando pensam em um substituto para o leite, obtivemos 121 citações sobre não considerar nenhum produto para substitui-lo. Outras opções citadas: o suco, soja e o chá. 

Em relação a carne, 84% continuam consumindo e 98% optou por carne de origem animal. Mas 51% reduziu o consumo e quando buscam substitutos, os mais citados são: Frango, ovo, peixe e soja. 

Sobre os snacks, 81% continuam consumindo e 46% continuam comprando a mesma quantidade. Porém, 42% reduziu o consumo. Na busca de substitutos, tivemos 100 citações sobre não buscar substitutos. Outras opções citadas: frutas e pão. 

O consumo de achocolatados se mantem com 65% dos participantes. Já 57% continuam comprando a mesma quantidade de sempre, e na busca de substitutos, houveram 92 citações sobre não buscar substitutos. Outras opções citadas: café, suco e leite. 

75% continuam consumindo chocolate e 49% continuam comprando a mesma quantidade desse produto. 38% reduziu o consumo. Em relação a substitutos, tiveram 137 citações a não buscar substitutos. Outras opções citadas: frutas, doces e cacau. 

72% continuam consumindo Iogurtes e 52% continuam comprando a mesma quantidade de sempre. Em relação a substitutos, tiveram 117 citações sobre não buscar substitutos. Outras opções citadas: leite, sucos e frutas. 

Sobre o consumo de Manteiga / Margarina, 83% sinalizaram que continuam consumindo e 68% continuam comprando a mesma quantidade de sempre. Os substitutos mais frequentes são: Requeijão com 225 citações, maionese e geleia. Além disso tivemos 101 citações sobre não optar por um substituto para manteiga/margarina.   

Em relação ao consumo de enlatados ou sachê (atum, sardinha, conservas, etc.), 54% continuam consumindo e 51% continuam comprando a mesma quantidade. Porém 40% reduziram o consumo. Os substitutos mais selecionados foram produtos frescos com 51 citações, legumes e produtos naturais. Tivemos também 99 citações sobre não procurar substitutos.   

Sobre o pão, 85% continuam consumindo e 64% continuam comprando a mesma quantidade. Os maiores substitutos para ele são:  bolacha com 131 citações, tapioca, biscoitos e bolos.   

Em relação a sucos, 69% continuam consumindo e 57% continuam comprando a mesma quantidade. Os maiores substitutos para esse produto são: Água com 228 citações, refrigerante, frutas e chá. 

 

O consumo de Fast Food foi afetado? 

54% sinalizaram que continuam consumindo fast food e 27% afirmou não consumir. 52% reduziram o consumo e os substitutos mais citados são: comida com 100 citações, lanches caseiros, lanches e pizza. 

 

Podemos destacar que mesmo com as altas dos preços de itens básicos, muitos ainda se mantém fieis as marcas que consumiam, além de procurarem uma alimentação mais balanceada. 

Você concorda com o que os participantes sinalizaram? 

Comente!   

Este é apenas um dos temas que abordamos na ecglobal.com. Se você ainda não faz parte da rede, aproveita e se inscreve aqui: www.ecglobal.com