ESPECIAL DIA DO CLIENTE: Quais são os novos comportamentos de compra na pandemia?

Esse é o novo estudo feito na rede eCGlobal, com intuito de identificar os novos padrões de compras dos brasileiros, através da amostra coletada entre os participantes. A pesquisa aconteceu entre os dias 25/08 a 09/09/2020, e contou com a participação de 1.399 respondentes de todas as regiões do país, sendo a maioria do sexo feminino, em um total de 53% mulheres e 47% homens.  

Com o isolamento social e as medidas de restrição, o comércio precisou se reinventar para não perder suas vendas. E apesar se muitos estabelecimentos terem fechado as portas, De acordo com as pessoas que responderam à pesquisa, 57% afirmaram que houve um aumento no volume de compras durante os seis meses de pandemia. 

Quando perguntamos, especificamente, o que eles estariam comprando mais, as respostas foram:  

  •  73% Itens de supermercado;  
  • 55% Comida;  
  • 29% Itens pessoais  

Notem que cosméticos, eletrônicos e moda foram os menos citados dentre os respondentes da pesquisa. II Reprodução: rede ecglobal.com

Sobre os preços dos produtos na pandemia, 80% avaliaram os preços como mais altos. 13% afirmaram que encontraram promoções e só 7% não perceberam a alteração de preço dos produtos.  

Perguntamos como foi a forma preferencial de compras nos últimos três meses, e 40% afirmaram que compraram em loja de rua; 24% em grandes e-commerces, 20% pelos aplicativos de entrega. 

Perguntamos às pessoas que afirmaram ter feito a maioria das suas compras usando a internet como foi, no geral, a sua experiência de compra.  

No geral, a maioria dos participantes da pesquisa acreditam que realizam boas compras de forma online II Reprodução: rede ecglobal.com

Ainda para as pessoas que disseram que compraram mais pela internet, perguntamos qual frase combinavam mais com elas, com relação as compras pós pandemia. As respostas foram:  

  •  51% disseram que vão comprar na mesma medida, tanto em loja física quanto em loja virtual;  
  • 34% disseram que vai comprar mais em loja virtual do que em loja física;  
  • 15% disseram que vai comprar mais em loja física do que em loja virtual. 

 

 O fato de o isolamento social ter impedido as pessoas de sair de casa, aparentemente não impactou tanto no mercado de cosméticos, onde, de acordo com a resposta dos nossos participantes, a maioria comprou mais produtos ou mantiveram as compras como antes da pandemia. 

Perguntamos onde os participantes compraram os cosméticos e os mais citados foram:  

  1.  Supermercado;  
  2. Farmácias;  
  3. O Boticário;  
  4. Natura;  
  5. Avon;

Sobre o consumo de artigos de moda durante a pandemia, 22% afirmaram que comprou a mesma quantidade de sempre; 35% quase não compraram; 34% não compraram; 8% afirmaram que compraram muito. Os locais mais citados de compra foram: Lojas de bairro; Lojas virtuais; Renner; Americanas. 

Já o setor de calçados, menos de 20% informaram que compraram nos últimos três meses: 

Os locais mais citados para compra de artigos de moda na internet foram: lojas virtuais; Netshoes; Americanas; Zattini; Dafiti II Reprodução: rede ecglobal.com

Sobre o consumo de produtos alimentícios adquiridos em mercados durante a pandemia:

Os locais de compra de produtos alimentícios mais citados foram: 

  • Extra; 
  • Carrefour; 
  • Assaí Atacadista;  
  • Atacadão; 
  • Pão de Açúcar 

No setor de turismo e viagens, o impacto foi alto, e quase 90% das pessoas informaram que não compraram pacotes de viagens. 

Das empresas de viagens, as mais citadas foram: Site da Gol; Decolar.com; CVC; Loja Azul

 

Sobre o consumo de medicamentos durante a pandemia:

  • 40% afirmaram que comprou a mesma quantidade de sempre; 
  • 22% quase não compraram; 
  • 17% não compraram; 
  • 21% afirmaram que compraram muito.  

Perguntamos onde os participantes compraram os seus medicamentos e os locais mais citados foram:  Drograsil; Farmácia São Paulo; Droga Raia; Pague Menos; Ultrafarma. 

 

Para finalizar, perguntamos quais os itens mais comprados nos meses de pandemia. Alimentação foi o item mais citado pelos participantes da pesquisa. Bebidas, medicamentos e produtos de limpeza vieram atrás, respectivamente, na preferência de consumo dos membros da ecglobal.com. 

É importante ressaltar que muitas coisas já foram liberadas após o encerramento da pesquisa e isso depende também de cada Estado do Brasil. Isso quer dizer que, o resultado da pesquisa poderia ser diferente se fosse considerados os Estados separadamente.  

Podemos concluir também que, embora este seja o momento das compras online, a experiência das pessoas que, até então, preferiram fazer compras através dos meios digitais não foram boas o suficiente para fazer com que este comportamento permaneça mesmo depois do fim da pandemia.  

 Outro item a ser pontuado, é que os consumidores estão notando aumento nos preços dos produtos. Em tempo de crise, isso é fundamental na hora da escolha de local de compra.  

 Por fim, é importante salientar que, mesmo em meio a uma crise sanitária, 57% dos participantes informaram que aumentaram o seu volume de compras durante a pandemia, com destaque para os setores: alimentícios, cuidados pessoais, conforto em casa e medicamento. 

 

Está gostando de acompanhar nossas pesquisas? Então, entre em nossa rede e venha participar desse mundo onde consumidores, produtos e marcas se encontram!