Exagero ou precaução? Confira as primeiras impressões dos brasileiros à respeito do novo Coronavírus

Primeiras impressões novo Coronavírus

O Covid-19 está em todo lugar: seja nos noticiários e redes sociais, afinal de contas, não é da noite para o dia que uma doença se torna uma pandemia mundial que afeta todos os continentes do mundo, tendo mais de 1 milhão de pessoas infectadas.

 

O novo coronavírus, cientificamente conhecido como Covid-19, está sendo a grande pauta de 2020. O vírus que surgiu na China, de forma que até o momento não foi explicada, fez e está fazendo muitas pessoas se adaptarem à um novo estilo de vida. 

 

Desde março que vários países, incluindo o Brasil, adotaram um sistema de quarentena para evitar a maior propagação do vírus pelos territórios mundiais. Com essas mudanças, os impactos econômicos e psicológicos já começam a surgir, mesmo que aos poucos, na sociedade. 

 

Na última pesquisa realizada pela eCGlobal, nos dias 17 a 24 de março, foi possível detectar as primeiras impressões que os brasileiros tiveram à respeito da chegada do Covid-19 ao Brasil. A pesquisa, que contou com 1.373 participantes do país inteiro, aponta que a princípio quase 50% da população estava com medo da chegada do vírus no continente sul-americano.

Chegada do coronavírus no Brasil?

 

Quando questionados à respeito da cobertura midiática do evento, mais de 40% dos entrevistados acreditam que a mídia está cobrindo de maneira precisa o que está acontecendo no mundo. 

 

Entretanto, aproximadamente 35% dos entrevistados acreditam que a mídia estaria criando um alarde maior do que o necessário para a população.

 

Mídia e o coronavírus

 

Higiene após a viralização

 

Quando questionados sobre seus hábitos de higiene, 47% dos entrevistados afirmaram que aumentaram o cuidado higiênico nos primeiros dias de quarentena. 31% dos participantes da pesquisa alegam terem de maneira normal seus hábitos higiênicos, sem nenhum pânico exacerbado, e outros 17% afirmam terem aumentaram um pouco mais seus hábitos. 

 

Apenas 5% dos participantes da pesquisa que alegaram não terem aumentaram de jeito nenhum seu hábitos higiênicos. 

 

Indo para uma parte mais específica, relacionada à produtos de higiene, o produto mais consumido pelos brasileiros nos primeiros dias de quarentena, como de se imaginar, foi o álcool em gel. Na pergunta de múltipla escolha, 75% dos entrevistados alegaram consumir o antisséptico. 

 

Em seguida, no ranking aparece o detergente (68%); sabonete em barra (65%); água sanitária (63%); sabonete líquido (62%); desinfetante (60%); álcool líquido (55%); sabão em pó (51%); vitamina C (39%); multiuso (35%); máscaras (26%); luvas (22%); antigripal (22%); lenço umedecido (20%).

 

Impactos na rotina

 

Como dito no início da matéria, o Covid-19 trouxe impactos imensos na rotina da população mundial, seja economicamente, psicologicamente e fisicamente. 

 

Contudo, os brasileiros estão positivos para o cenário econômico futuro do país, já que 60% dos entrevistados acreditam que não há necessidade de estocar alimentos e medicamentos para uma futura crise que o Brasil venha a vivenciar.

 

E falando em futuro, algumas pessoas tiveram que re-agendar seus cronogramas e atividades para outro período já que as recomendações dos governos estaduais e municipais foram de ficar dentro de casa e manter o home office.

 

Impacto das empresas coronavírus

 

E sobre essas normas de proteção, as pessoas estão realmente levando à sério a quarentena, como comprovado com a pesquisa já que 60% dos entrevistados estão evitando sair de casa, outros 19% está usando carro particular e apenas 7% está usando transporte público.

 

O mundo quer paz

 

Atualmente o vírus já matou mais de 70 mil pessoas ao redor do mundo, e o Brasil acaba por ser o país com mais casos de Covid-19 na América Latina. Tudo isso faz com que as pessoas fiquem preocupadas e desanimadas, mas, em tempos difíceis nos resta respirar, se precaver e esperar que tudo fique bem e volte ao normal o mais rápido possível.

 

São milhares de médicos, cientistas e governantes se mobilizando a cada segundo para encontrar soluções e uma possível cura para o controle dessa pandemia. E nessas horas, todos devem analisar e repensar sobre tudo e todas aquelas pessoas que os mantém por perto em suas respectivas vidas. Uma vida é importante, e muitas pessoas só começam avaliar isso depois que não há mais volta. Por tanto, o isolamento social, apesar de chato, é a melhor maneira para que possamos poupar mais e mais vidas de partirem da terra.

 

Entretanto, enquanto a normalidade não retorna e todos continuam de quarentena que tal aproveitar o tempo acessando nossa rede e falar mais sobre suas perspectivas e comportamentos à respeito do Coronavírus? 

 

Quer conhecer melhor a rede ecglobal.com

Cadastre-se acessando este link e confira as nossas pesquisas.