Quais são suas expectativas para esse segundo semestre de 2020? Veja o que os participantes da rede ecglobal.com responderam

A pesquisa foi criada para entender quais são as expectativas dos usuários da rede ecglobal.com quanto ao segundo semestre de 2020. O estudo aconteceu entre os dias 06 e 13 de julho e contou com a participação de 1.506 respondentes de todas as regiões do país, sendo a maioria mulheres. Também foi possível observar quais as expectativas noaspectos comerciais, econômicos e sentimentais.  

Começamos questionando quem estava conseguindo cumprir o isolamento social. Das pessoas que participaram 87% estão conseguindo se manter em casa, enquanto 13% não. 

 Desses, 37% afirmaram não estarem trabalhando, 36% estão trabalhando de casa e 27% continua indo trabalhar normalmente. Conseguimos coletar também que 65% dos participantes conhecem alguém que foi demitido na pandemia. 

 Quando perguntamos sobre o retorno da normalidade na rotina, 60% acreditam que tudo só voltará ao normal a partir do ano que vem. 18% acha que será em poucos meses.  

Apenas, somados 7%, acham que será em poucos dias ou em até 1 mês II Reprodução: rede ecglobal.com 

 

As pessoas acreditam que o comércio precisa volta a funcionar para que a economia volte a girar, mas para 83% dos participantes, isso poderá provocar um aumento no número de infectados pelo coronavírus. 

  

Sobre o setor de varejo

A maioria das pessoas acreditam que haverá muitas ofertas e promoções com a reabertura do comércio, porém 24% acham que o setor não vai ter muito sucesso, porque as pessoas estarão economizando e 8% acham que o setor terá sucesso no retorno. 

33% acreditam que os preços estarão mais altos nesse segundo semestre II Reprodução: rede ecglobal.com 

53% dos participantes da pesquisa disseram que pretende comprar algum móvel ou eletrodoméstico nos próximos meses. 

 

 

Sobre o setor  de Turismo

Outro setor que perguntamos, foi o de Turismo e para 64% os participantes da pesquisa, o cenário não será bom por conta do medo da contaminação. Apenas 12% acreditam em uma melhora. 

 

 

Sobre o setor de educação

No nosso estudo, as respostas ficaram da seguinte forma:  

  • 56% acreditam que as aulas vão continuar de casa; 
  • 27% pensam que as aulas só vão voltar no ano que vem; 
  • 16% as aulas começam este ano. 

E mesmo que a maioria dos respondentes acreditem que as aulas vão continuar em casa, 73% disseram que não voltariam a estudar este ano. 

Quanto a permanência dos filhos nas escolas ainda esse ano: 

  • 26% disseram que sim, vão manter; 
  • 17% disseram que não vão manter; 
  • 39% não tem filho ou não tem filho matriculado 

 

Sobre o setor de emprego

E como em todo período de crise, uma das grandes preocupações é o desemprego, principalmente quando é em massa. Na visão de 54% dos participantes, o setor de trabalho e emprego, o desemprego vai aumentar e 26% pensam que o cenário não vai mudar muito nos próximos meses, os outros 20% acreditam que novas vagas vão surgir. 

 

Para finalizar a pesquisa, pedimos que eles mostrassem como eles se sentiam através de expressões.

38% está esperançoso com relação aos próximos meses; 22% não está confiante; 19% está confiante; 13% está sem expectativas; 8% está sem esperanças II Reprodução: rede ecglobal.com 

No entanto, para muitos o cenário do desemprego não irá mudar, mas isso não abala a confiança de 38% dos participantes da pesquisa que se sente esperançoso com relação ao próximo semestre. 

 

O principal objetivo desse estudo é coletar o máximo de dados possíveis a respeito do comportamento das pessoas durante o período de isolamento social. Com tudo, é possível concluir que há uma sensação de incertezas por parte das pessoas com relação aos próximos meses, porém, existe uma inclinação mais positiva.   

Embora não pretendam viajar, os participantes da pesquisa não pretendem deixar de comprar coisas ou de estudar. Eles acreditam que o número de casos irá aumentar por conta da abertura do comércio, mas têm expectativas positivas para este setor, assim como para o de ensino.  

 

Quer fazer parte da maior rede de pesquisas da América Latina? É muito fácil, faça seu cadastro na rede ecglobal.com e participe das pesquisas, atividades e interaja com outros usuários a respeito do mercado de consumo. Além disso, você ganhará pontos, dos quais poderá acumular para trocar por vale-presentes em nossa loja virtual exclusiva.